sábado, 10 de outubro de 2009

De regresso a "casa"

A chegada a Miranda do Douro foi já de noite mas ainda a tempo de comer uma bela Posta, e depois para "desmoer" um passeio nocturno.



Depois de uma noite muito ventosa e bem molhada a manhã troce a bonança e troce ainda um belo Castelo, Algoso conheçem???

Castelo de Algoso

Mandado construir no final do século XII, por Mendo Rufino, no reinado de D. Sancho I, o Castelo de Algoso, ocupa uma posição privilegiada, num promontório rochoso, a uma altitude de 681 metros, na extremidade formada pelo rio Angueira e pelo rio Maçãs.

Foi entregue por D. Sancho II, à Ordem do Hospital, mais tarde Ordem de Malta, cujo alcaide-mor, no tempo do domínio filipino, tomou partido dos espanhóis. Mais tarde, já em 1710, o castelo foi diversas vezes atacado pelas tropas espanholas, durante a Guerra dos Sete Anos, conseguindo resistir sempre.

Na época das invasões francesas, por volta de 1808, o juiz de fora de Algoso, Jacinto de Oliveira Castelo Branco, recusou-se a acatar as ordens de Junot e continuava a usar nos processos o nome de D. João VI, apesar de este já ter embarcado com a família para o Brasil.

Classificado como Imóvel de Interesse Público, recebeu durante o século XX, obras de restauro. Tem uma planta rectangular, com entrada virada a norte, a muralha está muito danificada, salienta-se ainda a Torre de Menagem.





Ali perto e porque se existe temos que usar apontamos o GPS para Izeda.
Foi como que um regresso ao passado recente, um bom carnaval que o CAS nos proporcionou.




Amanhã vamos até.....

1 comentário:

João Morgado disse...

Pois é caro Nuno (vizinho), essa da "Posta" é mesmo para nos deixar a babar. Quanto ao castelo de Algoso, não conheço mas já o registei para quando andar por essas bandas.
Um abraço e bom regresso.