quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas

O Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas situa-se nos arredores de Lisboa, a meio caminho entre Sintra e Ericeira.

A exposição permanente, actualmente aberta ao público, intitula-se «O Livro de Pedra». Aqui contam-se cerca de dois milénios de história a partir das inscrições e dos elementos iconográficos presentes nos monumentos pétreos que se distribuem por salas temática e cronologicamente organizadas.

Ao percorrer a exposição o visitante depara-se com um conjunto de pedras tumulares, sarcófagos, estelas, altares e lintéis, desde a época Etrusca à Idade Moderna, com especial relevância para a notável colecção de lápides romanas epigrafadas, reconhecidamente uma das mais significativas da Península Ibérica.

As ruínas de uma villa romana e a igreja consagrada a São Miguel, de origem medieval, fazem parte integrante do percurso museológico, sendo as visitas sempre guiadas por profissionais formados para o efeito.

O Museu encontra-se, ainda, dotado de sala de exposições temporárias, biblioteca pública especializada, auditório, gabinetes de estudo, oficina de restauro e áreas de lazer.

http://www.museudeodrinhas.com/







Sem comentários: