sábado, 21 de agosto de 2010

ENCONTRO DE AUTOCARAVANISTAS EM VILA VIÇOSA

Encontro de Autocaravanas em Vila Viçosa evento promovido pela Câmara em parceria com o CPA, infelizmente não poderei ir, este ano até o Tiago "chegar" as saídas de AC para "longe" do Hospital Francisco Xavier estão postas de parte, contudo não posso passar sem publicar aqui o evento.
A todos os companheiros uma boa viajem e um bom encontro, está na altura de "povoar"as terras do interior sobretudo terras Alentejanas....

Aqui fica.....

Companheiros

O Município de Vila Viçosa e o Clube Português de Autocaravanas convidam os autocaravanistas para estarem presentes durante as Festas dos Capuchos a realizar de 10 a 14 de Setembro, nesta cidade.

O Município tem mostrado todo o empenho na colaboração com o CPA de forma a bem receber os autocaravanistas. Saibamos retribuir com a nossa presença.

http://www.cm-vilavicosa.pt/pt/conteudos/eventos/Encontro+de+Autocaravanistas+em+Vila+Vicosa.htm

Anexamos o programa das Festas dos Capuchos.


As Festas dos Capuchos estão de volta e estão melhores!
Setembro é, no dicionário calipolense, sinónimo de Festas dos Capuchos e por esta altura as conversas em Vila Viçosa giram, obrigatoriamente, em torno de um dos momentos mais aguardados do ano.
As questões multiplicam-se e a curiosidade relativamente ao conteúdo do programa aumenta a cada dia que passa.
A pouco mais de um mês de tão desejada romaria é chegada a hora de levantar a ponta do véu e desvendar as surpresas que as Festas dos Capuchos 2010 reservam a todos os munícipes, este ano num programa desenhado a partir do modelo utilizado no longínquo ano de 1924.
Em ano de mudança também a secular festa em honra do Senhor Jesus da Piedade reflecte o desejo de fazer mais e melhor pelo nosso concelho.
Queremos ousar caminhos futuros sem perder de vista a tradição e por isso o lago dos patos, os restaurantes e tasquinhas, a mostra de artesanato e a tradicional procissão pelo recinto das festas voltam a acontecer.
Mas queremos ir mais além e, nesse sentido, vamos surpreender todos os calipolenses com imagens que valem muito mais que mil palavras e nos vão levar numa verdadeira viagem no tempo.
Numa zona de exposição, que bem podia chamar-se memórias da nossa terra, todos os visitantes podem deliciar-se com os vídeos e fotografias que narram os momentos altos das Festas dos Capuchos, concedendo uma interessante retrospectiva de um passado inesquecível.
Muita cor, alegria, música e diversidade irradiam num programa que evoca a memória de um povo aliando-a a um espírito de modernidade.
Nada foi deixado ao acaso e o nosso desejo é que, neste momento festivo, todos os munícipes, independentemente da faixa etária, se identifiquem com as diversas actividades que vão acontecer no Largo dos Capuchos.
Todas as noites, no denominado Palco 2, a música - de Ana Paulino, das bandas Canela Lia e Sons de Lá e do Rancho Folclórico Ceifeiras de Bencatel -vai animar o recinto das festas no período do jantar.
Também a música filarmónica não foi esquecida e o coreto ganha nova vida com os concertos da Sociedade Filarmónica União Calipolense (Sábado) e da Banda Filarmónica Municipal Redondense (Segunda-feira).
Ao palco principal vão subir os grupos de música tradicional portuguesa “Alento do Alentejo” e “Rosa Ventus” (Sexta-feira), a conceituada banda espanhola “La Frontera” (Sábado), os “Sultans of Swing” e o seu Tributo aos Dire Straits (Domingo) e, por fim, o respeitado cantor e compositor Jorge Fernando (Segunda-feira).
A esta vasta oferta musical junta-se a sonoridade única e inconfundível dos bombos dos “Tocá Rufar” que, no Domingo, far-se-á ouvir no Largo dos Capuchos.
Noite dentro a animação prossegue na inovadora Tenda Electrónica e a pista é o local privilegiado para dançar ao som da excelente e apurada selecção musical dos vários DJ's convidados: Villanova, Eddie Ferrer e Poppy, Diego Miranda e Cytric, Miss Blondie e Oni.
Numa outra vertente, a festa taurina é igualmente vivida com grande entusiasmo em Vila Viçosa e, como é hábito, ao longo de todo o fim-de-semana os aficionados podem assistir a mais uma corrida de touros à portuguesa e participar nas largadas que se realizam na Praça da República e Avenida Bento de Jesus Caraça, - com os touros gentilmente cedidos pela Ganadaria do calipolense José Luís Cochicho -e nas garraiadas que voltam a acontecer na Praça de Touros de Vila Viçosa.
Os sempre tão desejados momentos de pirotecnia não vão faltar e na nossa memória permanecerá, durante algum tempo, a recordação de um espectáculo notável que une, numa fusão perfeita, a música, a água e o fogo de artifício.
Por fim, é com entusiasmo que anuncio a vinda de “El rei D. Carlos às Festas dos Capuchos”, uma iniciativa cultural única que nos levará de volta ao século XIX.
Nesta recriação histórica a comitiva real, liderada por D. Carlos, percorre o Largo dos Capuchos, dirigindo-se, depois da passagem pela Igreja, à Praça de Touros onde se vão reviver momentos de trabalho agrícola e de lazer, com a encenação, por exemplo, de uma desfolhada e de uma caçada real.
Para este momento de rara beleza teatral, o Município de Vila Viçosa conta, entre outras, com o apoio de diversas associações concelhias, nomeadamente os Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa, Grupo de Forcados Amadores de Bencatel, Grupo de Teatro de Amadores de Vila Viçosa e do Rancho Folclórico Ceifeiras de Bencatel.
Neste trajecto de constante renovação queremos partilhar com todos os munícipes a paixão pela cultura da nossa terra. Junte-se a nós na alegria de viver Vila Viçosa!
Francisco Chagas Vice - Presidente da Câmara Municipal de Vila

Sem comentários: