sexta-feira, 20 de março de 2009

SOCORROQUEMORRO

II Exposição do Companheiro Fernando Nunes desta feita mais a norte de 21 de Março até 4 de Abril.


Nota de Imprensa | Março 2009

Na continuação das comemorações do seu 10º aniversário, vai a OHs.21 – Associação Cultural e Multimédia de Oliveira do Hospital – em parceria com a CAULE – Associação Florestal da Beira Serra – e em colaboração com o Grupo de Área de Projecto do 12º A da Escola Secundária de Oliveira do Hospital, no dia 21 de Março (sábado), assinalar o Dia Mundial da Floresta e Dia Mundial da Árvore com uma exposição de fotografia de Fernando Almeida Nunes intituladaSocorroquemorro, no Ritual Bar, a partir das 17:00. A exposição ficará patente até dia 04 de Abril.

Fernando Almeida Nunes é fotógrafo profissional, com ligações a Oliveira do Hospital (residiu vários anos em Lagares da Beira), e apaixonado pelas paisagens da região da Beira Serra, que fotografa desde os anos 70 do século passado.

Socorroquemorro, é uma série de imagens, criada pelo fotógrafo, que alude à degradação do nosso património florestal, vítima da doença do nemátodo da madeira do pinheiro. São imagens de rara beleza e com grande impacto gráfico, que nos transmite o sofrimento do pinheiro bravo e a sua inevitável perda. Socorroquemorro serve como chamada de atenção, através de uma visão artística, para este flagelo florestal. É um património natural que está condenado a desaparecer.

Assim, a OHs.21 convida todos os órgãos de comunicação social a estarem presentes, em mais uma iniciativa com a chancela desta associação cultural.

Programa:

17:00 | Ritual Bar

Inauguração da exposição de fotografia: Socorroquemorro, de Fernando Almeida Nunes;

Apresentação do trabalhoA Problemática do Nemátodo da Madeira do Pinheiro, pelo Grupo de Área de Projecto do 12º A da Escola Secundária de Oliveira do Hospital;

Sessão de esclarecimento sobre a temática com membros da CAULE;

Instalação sonora permanente com base em gravações de campo realizadas em áreas florestais onde esta problemática é evidente.

Sem comentários: