sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Bicicleta dobrável quem sabe para as AC.

Um estudante inglês deu largas a sua imaginação e inventou uma bicicleta as nossas medidas, vejam o video.



Fonte: Sky News

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Feira de São Mateus 2009


A Feira de São Mateus, que vai já na 617ª edição, vai ser inaugurada a 14 de Agosto pelo Presidente da República, Cavaco Silva. No recinto deste grande certame, que se prolonga até dia 21 de Setembro, são esperados mais de um milhão de visitantes. A edição de 2009 da Feira de São Mateus terá 274 expositores, em cerca de 13 mil metros quadrados de área de exposição, divididos por três espaços principais: Praça de Diversão, Praça de Alimentação e Praça Comercial. De fora ficaram quase outros tantos expositores, o que “dava para fazer outra feira.

Como se vê, não temos tido crise”, sublinhou Jorge Carvalho, gerente da Expovis. O orçamento para este ano é de 1.5 milhões de euros, com aposta na música, iniciativas culturais, lúdicas, gastronómicas e desportivas. A grande novidade deste ano é que os visitantes já poderão usar o funicular, que liga a Cava de Viriato ao centro histórico.

O autarca de Viseu, Fernando Ruas, considera que este é “um elemento que pode alavancar a economia regional”, levando gente ao centro histórico da cidade. Um dos pontos altos da Feira de S. Mateus é o cortejo histórico marcado para o último dia, 21 de Setembro, que servirá para afirmar o nascimento de D. Afonso Henriques em Viseu. Tony Carreira, Canta Brasil, Ana Moura, Mafalda Veiga, Tony Albernaz, Santa Maria, Quim Barreiros e Paulo Gonzo são alguns dos nomes que subirão ao palco da Feira de S. Mateus.

Para pernoitar podem consultar a lista do CAS aqui.


domingo, 9 de agosto de 2009

Palácio do Marquês de Pombal

Bem "perto" de todos nós e aberto a todos, num fim de semana como outro qualquer podem despender de algum tempo e passear pelos seus jardins e por desfrutar de uma calma bem no centro de Oeiras, não acreditam?? Então tentem se tiverem coragem visitem.

Enquanto isso deixo aqui uma intrudução e claro muitas fotos.

























A quinta de recreio da família Pombal, formada através da incorporação de vários casais e quintas, vai instalar-se junto á Ribeira da Laje, ocupando uma área de terrenos muito férteis. No seu traçado, esta quinta obedecia a um conceito de geometrismo rigoroso, articulando as componentes recreativa (jardins e mata) e lucrativa (a propriedade rural).

No centro da construção deste vasto domínio, está a figura controversa de Sebastião José de Carvalho e Melo, marquês de Pombal e 1º conde de Oeiras.

Na chamada Quinta de Baixo situava-se o palácio, os jardins e a adega/celeiro. Esta propriedade estava ligada à Quinta de Cima ou Quinta Grande por um eixo central designado Avenida ou Rua dos Loureiros.

Na Quinta de Cima, estava integrada a famosa Casa da Pesca e a grandiosa Cascata do Taveira ou dos Gigantes. Nesta propriedade fazia-se a produção dos bichos-da-seda.

A terceira quinta era designada por “Quinta do Marco”, da qual resta um edifício.

Era constituída por terrenos de lavoura (olivais, vinhas e árvores de fruto).

A construção deste vasto domínio situa-se na 2ª metade do século XVIII, e é um projecto do arquitecto Carlos Mardel. O palácio e jardins possuem elementos arquitectónicos e artísticos de grande beleza e raridade (estuques, azulejos, estátuas, etc.).

Na 2ª metade do século XX, a propriedade foi vendida e fraccionada. A Quinta de Baixo foi adquirida pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Quinta de Cima foi comprada pelo Estado (Estação Agronómica Nacional).

O Palácio dos Marqueses de Pombal, abrangendo o jardim, Casa da Pesca e Cascata estão classificados Monumento Nacional.

CLASSIFICAÇÃO: Monumento Nacional, Decreto nº 30762/40 de 26 de Setembro de 1940 e Decreto nº 39175/53, de 17 de Abril de 1953.