Fonte: Sky News
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
Bicicleta dobrável quem sabe para as AC.
Fonte: Sky News
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
Feira de São Mateus 2009

A Feira de São Mateus, que vai já na 617ª edição, vai ser inaugurada a 14 de Agosto pelo Presidente da República, Cavaco Silva. No recinto deste grande certame, que se prolonga até dia 21 de Setembro, são esperados mais de um milhão de visitantes. A edição de 2009 da Feira de São Mateus terá 274 expositores, em cerca de 13 mil metros quadrados de área de exposição, divididos por três espaços principais: Praça de Diversão, Praça de Alimentação e Praça Comercial. De fora ficaram quase outros tantos expositores, o que “dava para fazer outra feira.
Como se vê, não temos tido crise”, sublinhou Jorge Carvalho, gerente da Expovis. O orçamento para este ano é de 1.5 milhões de euros, com aposta na música, iniciativas culturais, lúdicas, gastronómicas e desportivas. A grande novidade deste ano é que os visitantes já poderão usar o funicular, que liga a Cava de Viriato ao centro histórico.
O autarca de Viseu, Fernando Ruas, considera que este é “um elemento que pode alavancar a economia regional”, levando gente ao centro histórico da cidade. Um dos pontos altos da Feira de S. Mateus é o cortejo histórico marcado para o último dia, 21 de Setembro, que servirá para afirmar o nascimento de D. Afonso Henriques em Viseu. Tony Carreira, Canta Brasil, Ana Moura, Mafalda Veiga, Tony Albernaz, Santa Maria, Quim Barreiros e Paulo Gonzo são alguns dos nomes que subirão ao palco da Feira de S. Mateus.
Para pernoitar podem consultar a lista do CAS aqui.
domingo, 9 de agosto de 2009
Palácio do Marquês de Pombal
A quinta de recreio da família Pombal, formada através da incorporação de vários casais e quintas, vai instalar-se junto á Ribeira da Laje, ocupando uma área de terrenos muito férteis. No seu traçado, esta quinta obedecia a um conceito de geometrismo rigoroso, articulando as componentes recreativa (jardins e mata) e lucrativa (a propriedade rural).
No centro da construção deste vasto domínio, está a figura controversa de Sebastião José de Carvalho e Melo, marquês de Pombal e 1º conde de Oeiras.
Na chamada Quinta de Baixo situava-se o palácio, os jardins e a adega/celeiro. Esta propriedade estava ligada à Quinta de Cima ou Quinta Grande por um eixo central designado Avenida ou Rua dos Loureiros.
Na Quinta de Cima, estava integrada a famosa Casa da Pesca e a grandiosa Cascata do Taveira ou dos Gigantes. Nesta propriedade fazia-se a produção dos bichos-da-seda.
A terceira quinta era designada por “Quinta do Marco”, da qual resta um edifício.
Era constituída por terrenos de lavoura (olivais, vinhas e árvores de fruto).
A construção deste vasto domínio situa-se na 2ª metade do século XVIII, e é um projecto do arquitecto Carlos Mardel. O palácio e jardins possuem elementos arquitectónicos e artísticos de grande beleza e raridade (estuques, azulejos, estátuas, etc.).
Na 2ª metade do século XX, a propriedade foi vendida e fraccionada. A Quinta de Baixo foi adquirida pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Quinta de Cima foi comprada pelo Estado (Estação Agronómica Nacional).
O Palácio dos Marqueses de Pombal, abrangendo o jardim, Casa da Pesca e Cascata estão classificados Monumento Nacional.
CLASSIFICAÇÃO: Monumento Nacional, Decreto nº 30762/40 de 26 de Setembro de 1940 e Decreto nº 39175/53, de 17 de Abril de 1953.